sábado, outubro 22, 2005

Andar (1) ... no Montado

O sobreiro (Quercus suber), surgiu no final do Miocénico no Mediterrâneo Ocidental (na mesma altura em que os primeiros hominídeos apareciam em África...). Com a fixação dos agregados familiares, o sobreiro passa a ser encarado pelo homem primitivo como um bem precioso, fonte de alimento, de lenha e de material para o revestimento e isolamento das casas.

O Montado é um ecossistema criado pelo Homem, através do corte de Azinheiras, Sobreiros e Pinheiros no Bosque Mediterrânico original, o que, complementado com práticas agrícolas e de pastoreio específicas, criou este habitat tão característico do Sul da Península Ibérica.

Belo sobreiro em Stº Estevão

Para o fomento dos sobreiros contribuiu grandemente o facto de passarem a ser encarados, desde meados do século XVIII, como matéria-prima indispensável à produção de rolhas para engarrafamento de bebidas.

Tal deve-se ao famoso Pierre Pérignon (que agora é conhecido por D. Perignon ...), dispenseiro da abadia de Hautvillers, que adoptou a cortiça como vedante das garrafas do vinho espumoso da região - o Champagne - em substituição da lascas de madeira forradas a canhâmo e embebidas em azeite.

Pancas, Alcochete, 25 de Abril de 2005

Pancas, Alcochete, 24 de Março de 2005

A realização de cortes rasos para ocupação agrícola com cereais, as podas violentas e o abandono puro e simples a que estiveram votados os montados, contribuíram para uma acentuada degradação destes ecossistemas, estando o montado actualmente em declínio.

Associados a estes factores de degradação surgiram as alterações climáticas, a poluição e uma série de pragas e doenças, que debilitam as árvores, de tal forma que qualquer desequilíbrio fisiológico a pode levar à morte.

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Great site loved it alot, will come back and visit again.
»

7:39 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Very best site. Keep working. Will return in the near future.
»

7:42 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Interesting site. Useful information. Bookmarked.
»

7:43 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home