sábado, junho 03, 2006

Andar (13) ... numa levada na Madeira

O sistema de irrigação da ilha da Madeira é actualmente composto por uns impressionantes 2150 km de canais, incluindo 40km de túneis - e o trabalho iniciou-se há séculos atrás, logo a seguir à descoberta em 1420.

As levadas são uma obra extraordinária de engenho ... e de engenharia. São hoje em dia claramente uma atracção para o turismo da Madeira.

Os primeiros povoadores da Madeira começaram a cultivar as encostas mais baixas do sul da ilha, cortando poios (socalcos). As primeiras levadas foram construídas, por vezes com recurso a trabalhadores escravos ou condenados, para transporte da água das nascentes mais acima nas encostas dos montes até às suas terras.

As nuvens arrastadas para a ilha pelos ventos predominantes de nordeste são apanhadas pela cadeia montanhosa central, chegando a cair 2 metros de chuva por ano, no norte, enquanto que na costa meridional o tempo seco pode durar até seis meses.

Na realidade, a ilha é um enorme reservatório de água, retendo até um máximo de 200 milhões de metros cúbicos de água. A chuva infiltra-se pelas cinzas vulcânicas e porosas, até encontrar camadas de argila basáltica, bastante impermeável. Aqui, a água irrompe novamente em nascentes e, quando não canalizada, desce livremente, como sempre o fez durante séculos, por incontáveis ravinas até chegar ao mar.


Algumas levadas intersectam estradas e têm áreas de picnic


A água das levadas é sempre limpíssima

As levadas atravessam pinhais ...



... zonas de floresta laurissilva ...



... e até eucaliptais ...



Também há incêndios, na Madeira ...


Fazer uma levada sem apanhar chuva, nem tem piada ....


Encontram-se quase sempre caminhantes nas levadas – mas um bom princípio é nunca ir sózinho ...


As levadas requerem manutenção, para manter as bermas caminháveis. Se o tronco do pinheiro que abateu não tivesse sido cortado, era complicado passar ...






A seguir à chuva - o arco-íris