terça-feira, abril 11, 2006

Ver (14) ... o Caimão

O caimão (ou camão) Porphyrio porphyrio é uma ave muito rara (e eu já vi uma meia dúzia ...) que é inconfundível pelo bico e escudete frontal vermelho, patas cor-de-rosa e plumagem azul forte.

Residente, nidifica apenas no Algarve, de Março a Junho, num ninho instalado no meio de vegetação muito densa, em águas pouco profundas, onde em 2 posturas a fêmea põe 2 a 5 ovos, que incuba por 23-25 dias.

É preferencialmente herbívoro (rebentos, folhas, raízes, flores e sementes de plantas aquáticas – Typha latifolia e Scirpus sp.) mas também ingere invertebrados e pequenos vertebrados.

Nos anos 80 a única população estava localizada na Ria Formosa, no Algarve. Actualmente a espécie é mais comum no Algarve, em particular na Ria Formosa e Lagoa dos Salgados.

Esta lagoa é mesmo uma das principais áreas de ocorrência da espécie, acolhendo dezenas de indivíduos no Outono e Inverno.

As fotografias apresentadas foram tiradas em Vilamoura.


Normalmente, isto é o mais que se vê num caimão...


Até que resolveram ir jogar golfe ...


E a partir daí, foi fácil ...




3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Muitas são as novidades amigo Adam Astor e muito interessantes. Aprendi umas coisas sobre o caimão e adorei a parte do "resolverem ir jogar golfe"....
E a neve do outro artigo... Que inveja... Lindas fotos!
Sua amiga
Throw

12:30 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Interesting site. Useful information. Bookmarked.
»

7:32 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Interesting website with a lot of resources and detailed explanations.
»

7:43 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home