segunda-feira, fevereiro 20, 2006

Ver outra vez (1) ... o Perna-longa

Mais fotografias do perna-longa tiradas perto da Ribeira das Enguias, junto a Alcochete.






Algumas informações complementares do SIPNAT do ICN sobre o perna-longa:

MORFOLOGIA GERAL: Limícola de patas e bico longo, com asas e escapulares negras restantes partes do corpo brancas, patas vermelhas e bico negro. A nuca e coberturas auriculares podem ser brancas ou acinzentadas em alguns indivíduos. O macho em plumagem nupcial apresenta as tonalidades escuras mais brilhantes do que a femêa.

LONGEVIDADE: o máximo conhecido foi de 12 anos e 2 meses.

HABITAT: Zonas húmidas de tipologia muito variada, quer em ambiente estuarino (salinas), quer em ambiente palustrino (arrozais, paúis).

MOVIMENTOS/MIGRAÇÕES: A população nidificante a Norte do Sado (Aveiro/Figueira/Tejo) é claramente migratória abandonando as áres de cria no final de Agosto. Nas restantes zonas é parcialmente sedentária, registando-se no entanto movimentos dispersivos difíceis de interpretar.

ACTIVIDADES/HÁBITOS: Normalmente com nidificação do tipo colonial/gregária, variando muito o número de casais e a distância entre os ninhos, podendo ocorrer situações desde dois a três casais distanciados por vários metros, até dezenas de casais com ninhos separados por escassos centímetros. No caso de hipotéticas ameaças provocadas por intrusos toda a colónia se levanta emitindo gritos de alarme e efectuando vôos rasantes. Ambos os sexos constroem o ninho, incubam e cuidam da ninhada, prolongando-se por vezes os cuidados parentais durante a dispersão pós nupcial e mesmo até ao período de Inverno.

ALIMENTAÇÃO: Invertebrados (larvas de insectos, Artemia salina, etc.)

REPRODUÇÃO: Atinge a maturidade sexual normalmente apenas ao fim do 2º/3º ano de vida, havendo no entanto registos de nidificação com sucesso ao primeiro ano de vida. Inicia o acasalamento no final de Março meados de Abril, prolongando-se a época de cria até meados de Julho. No caso de ocorrerem perdas significativas no início da época podem ocorrer segundas posturas. Normalmente põe quatro ovos.

PREDADORES/COMPETIDORES: As posturas e juvenis são predados por ratazanas, cães e gatos assilvestrados. É frequente também a predação de juvenis por aves de presa, nomeadamente Águia-sapeira.

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Nice colors. Keep up the good work. thnx!
»

7:32 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Hmm I love the idea behind this website, very unique.
»

7:41 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

This site is one of the best I have ever seen, wish I had one like this.
»

7:43 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home