domingo, junho 11, 2006

Ver (18) ... a Dactylorhiza caramulensis

Outro dia, passei de novo pela Serra de Montemuro, e no sítio exacto onde no passado mês de Março (Ver o arquivo (3) ... Retratos de 1975, retratos de 2005) tinha fotografado uma pastora, reparei que o prado estava repleto de umas flores que me pareceram, à distância ... orquídeas.

E eram mesmo, as primeiras orquídeas que fotografei fora das zonas calcáreas (o terreno em Montemuro é granítico, portanto ácido, ao contrário dos terrenos alcalinos das zonas calcáreas).

Também nas orquídeas, à semelhança do que se passa com a pega-azul da península Ibérica, existem pelo menos duas opiniões relativamente ao nome de certas espécies... esta que fotografei, para uns autores, será a Dactylorhiza maculata ssp. caramulensis (para a equipa luso-espanhola da Flora Iberica, por exemplo), e para outros, como Daniel Tyteca (para mim, o “especialista”), será simplesmente Dactylorhiza caramulensis.

As orquídeas do género Dactylorhiza são “parecidas” com as Orchis ... (Ver (16) ... as Orchis), embora as diferenças sejam patentes nas macro-fotografias apresentadas (300D + EF 17-40 L + tubos extensão Canon)