domingo, maio 18, 2008

Andar (18) na Geira Romana II - O Itinerário de Antonino

O Itinerário de Antonino (em Latim: ITINERARIUM ANTONINI AUGUSTI) é um registo das estações e distâncias ao longo de várias das estradas do Império Romano, contendo direcções sobre como deslocar-se entre povoações.

Um verdadeiro “mapa das estradas” ?

O Itinerarium foi baseado em documentos oficiais, provavelmente do levantamento levado a cabo à época de Júlio César (Gaius Julius Caesar, 100 AC – 44 AC) e continuado por Augusto (Gaius Iulius Caesar Octavianus Augustus, 63 AC - 14 DC).

Devido à escassez de outras obras tão extensas, é considerada uma fonte inestimável. No entanto, desconhece-se o seu autor, bem como a data da publicação ou redacção. Presume-se que a edição original terá sido publicada no início do século III, embora a que resta actualmente seja datada do tempo de Diocleciano (Gaius Aurelius Valerius Diocletianus, 236 – 305 DC).

Embora o autor seja tradicionalmente reconhecido como Antonius Augustus, resta saber se o nome foi afinal dedicado ao imperador reinante. Caracala, de seu nome Marcus Aurelius Antoninus, pode ter dado o nome ao Itinerário acima referido.

Os Itinerários de Antonino, na edição de Gustav Parthey e Moritz Pinder de 1848 está disponível em Google Books, o que é extraordinário, embora custe mesmo muito a perceber:

http://books.google.pt/books?id=s0oMAAAAYAAJ&pg=PA202&lpg=PA202&dq=INTERA

CONIO+FLAVIO+intereraconio&source=web&ots=2hayQUYTTv&sig=Bg_9qsTH6WZIZ

G1p9-gm_9boni0&hl=pt-PT#PPA202,M1




uma folha referente à VIA XVIII, que referiremos mais tarde