Ver (4) ... a Garça-real
Tem 2 posições de observação, com o pescoço encolhido (e aí parece atarracada...) e toda esticada, podendo aí chegar a 1 m de altura. A envergadura pode chegar aos 2 metros.
Garça-real em posição de observação com o pescoço encolhido
Garça-real em posição de observação com o pescoço esticado
É uma ave de patas longas e pescoço muito comprido, e bico em forma de punhal. Apresenta a cabeça e pescoço esbranquiçados com marcas escuras que contrastam com as asas e dorso cinzentos.
Permanece estática à espera da presa, que captura com um rápido movimento do bico, o que é aliás um comportamento típico das garças. Das outras garças presentes em Portugal (garça branca, garça vermelha e garça boieira) falaremos mais tarde...
Alimenta-se de peixe, anfíbios, pequenos mamíferos, répteis, insectos e, ocasionalmente, de crustáceos, moluscos, minhocas e aves.
Garça-real após ter capturado um peixe
Voa com o pescoço encolhido (distinguindo-se assim das cegonhas que voam com o pescoço estendido) batendo as asas de forma lenta e pesada.
Garça-real em vôo, com o pescoço encolhido, após ter capturado uma presa
A garça-real espécie encontra-se em expansão na Europa, embora os seus efectivos populacionais possam sofrer drásticas reduções em invernos rigorosos. Em Portugal, a garça-real é principalmente uma espécie invernante, embora exista uma pequena população reprodutora de 200-300 casais. As principais ameaças a esta espécie são a destruição do habitat e a perseguição humana.
Referências:
http://www.naturlink.pt/canais/Artigo.asp?iArtigo=6469&iLingua=1
Guia FAPAS das Aves de Portugal e Europa, ISBN 972-95951-0-0
3 Comments:
I love your website. It has a lot of great pictures and is very informative.
»
Interesting site. Useful information. Bookmarked.
»
Super color scheme, I like it! Good job. Go on.
»
Enviar um comentário
<< Home