quinta-feira, maio 22, 2008

Andar (19) na Geira Romana III - O Cursus Publicus

A rede viária romana sustentava o funcionamento do Cursus Publicus, essencial ao bom governo do vasto império romano.

Cursus Publicus era um serviço de “correio” que transportava mensagens, documentos oficiais e as receitas dos impostos, de um lugar do Império Romano para outro.

Os três pilares do Cursus Publicus eram as mansiones, as mutationes e os miliarium .

As mansiones eram locais de descanso, onde os viandantes podiam comer, dormir, tomar banho e abastecer-se para prosseguir a viagem. Estas mansiones estavam estrategicamente distribuídas de modo a proporcionar alimentação e repouso no fim de cada etapa do caminho que em média rondariam as 30 milhas (44 km); por curiosidade refira-se que este valor é muito próximo do utilizado entre estações de serviço das nossas actuais auto-estradas.

As mutationes eram pequenas estações de muda de montadas e condutores, separadas por 10-12 milhas (15-18 km), onde se podia trocar de cavalo. Situados à beira da via, estes equipamentos asseguravam o correio, a velocidade dos mensageiros, o trânsito de militares, de funcionários e de todos os caminhantes que, pelos mais variados motivos, percorriam as estradas.

E se fosse possível visitar hoje um antigo mutatio ?

Os miliários (do latim miliarium, original de milia passuum) eram marcos colocados em intervalos de cerca de mil passos, 1480 metros. Os miliários balizavam a via, assinalando as distâncias aos caput viarum, ou seja aos nós rodoviários.

Estas colunas de pedra de base rectangular eram de altura variável, com cerca de meio metro de diâmetro e pesavam cerca de 2 toneladas. Na base estava inscrito o número da milha relativo à estrada em questão. Num painel ao nível do olhar constavam ainda outras informações, como os responsáveis pela construção e manutenção da estrada.


Um troço da uma via romana, a milha XV da Via XVIII (a Geira); à direita, os restos de um miliário. Este troço não se distingue de um qualquer caminho florestal, não fosse, à esquerda, um painel informativo – estamos a 22,5 km de Bragara Augusta (Braga) !


Conjunto de 9 miliários transportados para a Portela do Homem, milha XXXIV da Geira, a Caracala, Tito, Décio, Domiciano, Magnêncio, Maximino e Máximo, Nerva e Adriano, um dos quais indica reparações da via na frase vias et pontes temporis vetustate conlapsos restituerunt


Marcos anteriormente existentes na parte da Geira que ficou inundada pela barragem de Vilarinho das Furnas, actualmente colocados numa estrada florestal na Mata de Albergaria, junto ao Ribeiro do Pedredo, milha XXXI


De outra viagem - a Ponte da Vila Formosa em Alter do Chão, uma das 4 grandes pontes romanas que ainda subsistem em Portugal