terça-feira, novembro 08, 2005

Andar (3) ... na Lagoa da Vela

A Lagoa da Vela, localizada na freguesia do Bom Sucesso a norte de Quiaios, é um dos marcos da região da Figueira da Foz, tendo sido um local desde sempre procurado para os piqueniques das famílias residentes nos arredores, e a sua praia fluvial era muito concorrida nos meses de maior calor.
Diz a história ter o nome da freguesia origem no facto de antigamente se acreditar que as águas das lagoas eram milagrosas e curarem diversas doenças a quem nelas se banhasse e rezasse a Nossa Senhora dos Remédios, padroeira da freguesia. Como toda a população dizia que as águas eram “um sucesso”, assim teve origem o nome da povoação.


A Lagoa da Vela

Quem passeia pela Serra da Boa Viagem e vai seguindo a rota das lagoas, é com agradável surpresa que desemboca neste local de aspecto paradisíaco: um espelho de água, rodeado por densa vegetação e pinhais, onde ainda se ouve o grasnar dos patos selvagens.

Possui um ambiente que inspira uma imensa calma a quem procure um sítio isolado para passar umas horas de descontracção e solidão na companhia de um bom livro, principalmente na altura da primavera e início do outono. Está razoávelmente ordenada, tem bons acessos, e infraestruturas de lazer.

Ancoradouro abandonado na Lagoa da vela

Infelizmente, a exploração agrícola, entre outros factores, conduziu a um elevado índice de poluição das águas, e por essa razão não é hoje permitido tomar banho nesta águas.

É considerada um dos locais de grande potencial turístico da zona e merece bem uma visita. A Lagoa da Vela conta presentemente com algumas infra-estruturas, como dois restaurantes, parques de estacionamento e circuito de manutenção, além de iluminação publica. E existem orquídeas nas margens ...

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

É na realidade um lindo sítio. Ao ver as fotos fiquei com una enorme vontade de lá voltar... e ver as orquídeas...

2:15 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Great site lots of usefull infomation here.
»

7:32 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home