quinta-feira, maio 22, 2008

Andar (20) na Geira Romana IV - A Via XVIII

A Via XVIII do Antonini Itinerarium, popularmente conhecida por GEIRA, é uma das estradas militares construída presumivelmente no ultimo terço do séc. I DC, ligando Bracara Augusta (Braga) e Asturica Augusta (Astorga – Província de Léon, Espanha), num percurso de 215 milhas romanas, aproximadamente 318 km.

O nome original da VIA NOVA (que pode ser lido em vários miliários que conservam esta inscrição) advém de já haver uma outra via que seguia também de Bracara Augusta para Asturica Augusta, mas com um traçado diferente, pois seguia por Aquae Flaviae (Chaves). Esta Via, com mais milhas do que a GEIRA, foi catalogada como Via XVII no Itinerário de Antonino.

A Via XVIII foi começada a construir por Vespasiano (69-74 DC), e os seus mais antigos marcos miliários são de Tito (79-81 DC), seu filho mais velho e sucessor. Meio século depois, sob Adriano (117-138 DC) já era reparada. Uma série de marcos de Caracala (211-217 DC) parece indicar que foi também reparada por este imperador, mas pode ser que tal reposição de miliários fosse só mera propaganda. Porém, os miliários de 236-237 referem, expressamente, um novo arranjo na via, com a inscrição, que já referi ias et pontes tempora vetustate colaps restituerunt...

A construção desta via, reforçou a malha viária, permitindo o reordenamento territorial, a intensa actividade mineira, com destaque especial para o ouro, contribuindo a longo prazo para a emergência de uma entidade histórica que perdurou ao longo dos milénios: a Callaecia.

A GEIRA tem uma construção sólida, um traçado harmonioso e muito bem estruturado, por permitir galgar vários tramos de montanha sem subidas ou descidas muito acentuadas (o que se percebe, dado que era destinada a veículos puxados por animais, que não conseguem vencer inclinações significativas...)

O traçado foi cuidadosamente planeado por arquitectos, engenheiros e pelos gromatici, os topógrafos que, apesar dos utensílios rudimentares, já calculavam com exactidão as distâncias, os declives.

A GEIRA foi construída de tal modo que, apesar de cruzar um espaço montanhoso com serras que chegam aos dois mil metros, só em alguns tramos, pouco extensos, alcança 900 metros. Os miliários de Tito e Domiciano documentam a abertura da via.

O granito e o xisto, que formam o substrato rochoso ao longo de grande parte do traçado da via, foram utilizados de forma abundante, nos pavimentos lajeados, nos muros de suporte, nas obras de arte, nos miliários. Num contexto climático com alta pluviosidade, com pendores significativos, o traçado da GEIRA estava sujeito a processos erosivos intensos, justificando sucessivas obras de manutenção. Os miliários de Maximino e Máximo apresentam um texto muito expressivo, referindo o restauro de pontes e caminhos deteriorados pelo tempo.

Um troço da Geira junto à milha XIV. Os muros de pedra e as lajes no pavimento serão originais ?

Um troço imeditamente antes da milha XXIX (perto da Albufeira de Vilarinho das Furnas)

3 Comments:

Blogger José Mendes said...

Gostava que me informassem, quantos metros quadrados, tem uma Geira.

9:10 da tarde  
Anonymous Adam Astor said...

Sendo a Geira a denominação popular de uma estrada romana, que sentido faz esta pergunta ? É de alguém que não leu, ou que leu e não percebeu patavina ...

4:21 da tarde  
Blogger Maria Helena said...


O copiado está mais ou menos correto, mas dá cada tiro no pé adam astor! Então e cito: "A GEIRA foi construída de tal modo que, apesar de cruzar um espaço montanhoso com serras que chegam aos dois mil metros, só em alguns tramos, pouco extensos, alcança 900 metros ????????????????????????????????????????????????????????????

«Quem não sabe não inventa modas» dizia o SENHOR PROF. DOUTOR CARLOS ALBERTO FERREIRA DE ALMEIDA. A maior montanha em Portugal Continental é a da Estrela, no Centro do País, que tem de altitude 1993 metros sr. Adam Astor (não se esconda atrás do Adamastor que era o "mostrengo" em Fernando Pessoa e diga qual é o seu verdadeiro nome)

12:09 da tarde  

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