domingo, novembro 20, 2005

Ver o arquivo (2) ... Prohibido el Paso / Proibida a entrada

Antes do 25 de Abril, passar a fronteira para Espanha não era muito fácil, especialmente para os homens e rapazes (penso que a partir dos 14 anos, mas de facto já não me lembro bem...). Não bastava o BI, ou mesmo o passaporte, eram também precisos documentos militares. E mesmo assim, dependia do bom humor do guarda da fronteira...

Havia, no entanto, excepções. Uma vez por ano, por ocasião das festas em honra de S. Bartolomeu, a fronteira de Portelo, hoje integrada no Parque Natural de Montesinho, abria (estavam muito longe os tempos actuais da livre circulação entre Portugal e Espanha...). Lembro-me de a ter atravessado sem necessidade de mostrar quaisquer documentos.
Era (e ainda é) o caminho mais rápido entre Bragança e Puebla de Sanabria, localidade perto do Lago de Sanabria, espectacular lago de montanha, ainda hoje muito bem preservado.


“Prohibido el paso”, Puebla de Sanabria, 1973


Em 1973, Marcelo Caetano governava em Portugal e Franco em Espanha. Também por lá as coisas não eram nada fáceis ... em ambos os países haviam muitas coisas que eram proibídas !

Tirei esta foto a 24 de Agosto e em 11 de Setembro, o Presidente Allende foi deposto e morto, no Chile, por um golpe militar de Pinochet.

Vejam só o que se passou entretanto... Franco morreu em 1975, Caetano em 1980, e hoje, passados 32 anos, apenas Pinochet ainda está vivo. Vai fazer 90 anos no próximo dia 25 e tem andado a ver se consegue fugir à justiça ...

“Proibída a entrada”, Bragança, 1973

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

What a great site, how do you build such a cool site, its excellent.
»

7:39 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Very pretty site! Keep working. thnx!
»

7:41 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

I really enjoyed looking at your site, I found it very helpful indeed, keep up the good work.
»

7:43 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home