terça-feira, setembro 30, 2008

Ver (24) ... o pintassilgo

O Pintassilgo (Carduelis carduelis) é uma ave comum em Portugal e em toda a Europa, sendo mais abundante na Europa central e meridional. Os que habitam em zonas mais a Norte migram para Sul durante o Inverno.

São aves de pequeno porte, com tamanho aproximado de 13 cm, com cerca de 20 g, normalmente encontradas em bandos de até 40 indivíduos, fora da estação reprodutora. Na época do acasalamento separam-se aos pares voltando a se unir após a vinda dos filhotes.

Reproduz-se em terrenos abertos e bordas de bosques, em parques e jardins, entre Abril e Maio, pondo 4 a 6 ovos azuis com manchas pretas, que eclodem ao fim de 11 a 14 dias. Faz duas posturas e a incubação é feita pela fêmea.

Alimenta-se basicamente de grãos silvestres. Gosta especialmente de sementes de cardos, o que deu origem ao nome do género. No outono e inverno é avistado frequentemente em prados com muitos cardos. Porém, durante a alimentação das crias, procura também insectos.

O adulto possui a face vermelha e o resto da cabeça preta e branca. As asas são pretas com uma barra amarelo vivo, mais visível durante o voo. Uropígio branco. Bico cor de marfim, mais escuro na ponta, grande e ponteagudo. Cauda furcada. É praticamente impossível distinguir os sexos no campo. O indivíduo jovem apresenta as asas idênticas ao adulto, e o restante corpo castanho-cinza claro com manchas mais escuras.

Tem um canto melodioso, levando a que seja ainda hoje capturado para gaiola.




Pintassilgos da Lezíria Grande, Vila Franca de Xira, ainda antes da Companhia das Lezírias vedar o acesso à Ponta da Erva (o que foi feito no passado mês de Agosto...). Andavam em bandos a comer nos cardos secos. Fotos tiradas no mês de Julho.